O RANÇO LEGALISTA NA IGREJA PRIMITIVA
O RANÇO LEGALISTA NA IGREJA PRIMITIVA
Quando uma pessoa compreende o evangelho e o abraça,
convertendo-se a Cristo, liberta-se, de imediato, de várias práticas
pecaminosas e do modo de pensar sobre diversos assuntos. Certas atitudes,
porém, persistem como resíduos do velho homem e só serão transformadas com o
passar do tempo e a ação do Espírito, estimulada pela oração e a vida de
devoção. Foi o que aconteceu com muitos judeus que receberam Cristo, em seus
corações, mas que achavam que tinham que permanecer cumprindo certos itens da
Lei.
Segundo o relato de Atos dos Apóstolos, o próprio Pedro
teve que ser tratado nessa área. Antes de anunciar o evangelho a um centurião
romano, o Espírito Santo revelou ao Apóstolo a nulidade das leis sobre
alimentos puros e impuros, bem como o erro em discriminar os gentios, isto é,
os não judeus (Atos 10.9-23). Pedro discerniu essa experiência e não hesitou em
hospedar-se na casa de Cornélio a quem pregou a Cristo, vindo a se converter
ele e sua família. Depois, o Apóstolo ainda passou alguns dias com eles, algo
totalmente contrário ao judaísmo.
Em Jerusalém, contudo, ele teve que se explicar, pois “os
que eram do partido dos circuncisos o criticavam, dizendo: você entrou na casa
de homens incircuncisos e comeu com eles” (Atos 11.2,3). Mas após o Apóstolo falar
da visão que teve e contar que, enquanto pregava, o Espírito veio sobre os da
casa daquele gentio, a semelhança do que aconteceu em Pentecostes, ficaram
admirados. Isso mostra que os primeiros cristãos judeus não compreendiam que o
evangelho fosse para os gentios tanto quanto para eles e que aqueles
participassem dos benefícios da redenção.
Embora esse testemunho de Pedro, líder da Igreja, de que Deus
não faz distinção entre judeus e gentios, havia sim certo preconceito em
relação a esses. E a pressão não era pequena, pois em Gálatas encontra-se
registrado um episódio em que Paulo repreende, publicamente, a Pedro, “pois,
antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando,
porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram
da circuncisão” (2.12). Essa questão precisa ser vista com certa compreensão, pois a salvação por meio da fé em Cristo representa uma mudança radical de um paradigma milenar: justificação por meio da Lei.
Mesmo com o evangelho se expandindo, entre os gentios, essa
questão perdurou por muito tempo na igreja primitiva. Atos 15, narra que alguns
judeus foram a cidade de Antioquia e ensinavam: “se vocês não forem circuncidados
conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos”. Isso provocou
uma grande discussão que só foi resolvida no primeiro concílio da Igreja em
Jerusalém (Atos 15). Após os apóstolos se reunirem, Pedro dirigiu a palavra
dizendo que não deveriam por sobre os gentios um jugo que nem eles suportaram
(a Lei). Depois disse: “cremos que somos salvos pela graça de nosso Senhor
Jesus, assim como eles também (Atos 15.11).
ANTÔNIO MAIA
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