O IMPÉRIO DAS TREVAS


Do início ao fim das Escrituras sagradas, nota-se a existência de um verdadeiro império das trevas que luta contra Deus e os que o temem. Observa-se ainda, na trama bíblica, que o homem se encontra mergulhado em profundo sofrimento, pois “o mundo todo está sob o poder do Maligno” (1João5.19). Como pode isso? Como Deus permite isso? De acordo com a narrativa bíblica, a humanidade ficou sujeita a influência de Satanás quando decidiu não seguir a orientação divina, mas a palavra da “antiga serpente” quanto a comer ou não da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis3; Apocalipse12.9).


Esse complexo tema já foi tratado aqui, no blog, sob o título “Por que Existe o Mal?”. Convido-o à leitura. Mas quem é Satanás? Qual é a sua origem? Como ele e seus demônios surgiram? Os profetas Isaías e Ezequiel falaram sobre um “querubim” que, em seu coração, desejou a posição do Altíssimo, mas Este o expulsou de seu Reino (Is14-12-14;Ez28.12-15). Orígenes (c.185-253d.C.), teólogo egípcio, de Alexandria, foi o primeiro a desenvolver o conceito de uma “rebelião pré-cósmica” de um anjo. Este, depois, tornou-se a opinião cristã dominante adotada, inclusive, por Santo Agostinho.  

Mas, os teólogos, em sua maioria, se recusam a aplicar as profecias de Isaías e Ezequiel a Satanás por entenderem que elas se dirigem, respectivamente, ao rei da Babilônia e ao rei de Tiro. Outros estudiosos, contudo, entendem que a descrição dos reis, feita pelos profetas, não corresponde a um rei terreno. De fato, jamais houve um rei humano que fosse “modelo da perfeição” e que morasse “no Éden, no jardim de Deus” (Ez28.12,13). Seja como for, convém observar que, segundo esses dois profetas, um anjo de alta posição, no reino espiritual, se rebelou contra Deus e foi lançado à terra.

Observe, no entanto, que não apenas um “querubim guardião” foi expulso, mas muitos outros anjos, conforme Mateus 25.41, 2Pedro 2.4 e Apocalipse 12.7-9. Esses anjos caídos se enquadram em duas classes: os que estão livres a serviço de Satanás e os que estão em prisões eternas, aguardando o juízo final (2Pedro2.4; Judas6). Mas por que Deus permite que demônios fiquem livres a serviço de Satanás para afligir e prejudicar os seres humanos? Todo esse tema é muito complexo e só encontra resposta no mistério de Cristo.

Após a Queda, isto é, após o pecado original, o mundo se transformou no que é hoje. Mas Deus não deixou o homem à mercê das trevas. Ele foi ao Éden procurá-lo (Gn3.8,9). Depois se revelou a Moisés e aos profetas trazendo a sua Palavra e esta, que é Cristo (Jo1.1), entrou nesse mundo que está "sob o poder do maligno”. Tanto que quando Jesus estava sendo preso, Ele disse: “esta é a hora de vocês quando as trevas reinam” (Lc22.53). As forças das trevas achavam que estavam alcançando uma grande vitória, mas, ao contrário, era derrota delas, pois, ao terceiro dia Jesus ressuscitaria, abrindo o caminho para o homem reencontrar-se com seu Criador. Então, do mesmo modo que o homem decidiu afastar-se de Deus, no Éden, hoje, precisa decidir voltar para Deus, pegando esse caminho que é Cristo. E quanto a Satanás, a Bíblia termina com ele preso, eternamente, em um lago de fogo (Ap20.10).  
ANTÔNIO MAIA
DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS AO AUTOR

Comentários

Postagens mais visitadas